Guia prático sobre a Vitamina C e seus derivados!

Vitamina C e seus derivados

Todas as mulheres sabem como os produtos com Vitamina C são os nossos queridinhos na rotina de skincare. No entanto, ainda há muitas dúvidas sobre este ingrediente maravilhoso! Será que tu sabes os benefícios reais desta vitamina na pele? Ou então, como distinguir a vitamina C pura, dos derivados?

Estás com dúvidas? Então, continua a ler.

O que é a Vitamina C?


A vitamina C, denominada também por ácido L-ascórbico, é uma vitamina que não é produzida pelo nosso organismo, ou seja, precisa de ser ingerida através dos alimentos ou ser aplicada topicamente para se conseguir usufruir de todos os seus benefícios.

A vitamina C pura é uma molécula muito instável e que oxida facilmente em contato com a luz e/ou ar. Por este motivo, e para não perder a sua eficácia, é importante que utilizes o produto com algum cuidado. Eu por norma, sempre que abro um produto com vitamina C pura, uso até ao final sem ficar alternado produtos. Com o tempo e em contato com o ar, a vitamina C pura vai oxidando e perdendo os seus benefícios. Quanto mais rápido acabares o frasco, melhor!

O mercado cosmético, para criar produtos mais estáveis e que não oxidem tão rápido, optaram por introduzir os derivados de vitamina C. Para além de serem melhor tolerados pela pele, não são tão potentes quanto a vitamina C pura. Ou seja, vai demorar mais tempo a veres os resultados. No entanto, o risco de irritação é bem menor.

Quais os benefícios da aplicação tópica de Vitamina C?


Ela é capaz de:
- Neutralizar a ação dos radicais livres (ação antioxidante)
- Ajuda no clareamento de manchas na pele
- Melhora a luminosidade e firmeza 
- Estimula a produção de colagénio e elastina
- Previne o envelhecimento precoce
- Melhora a aparência de rugas finas e linhas de expressão
- Potencializa a proteção do filtro solar

Quando aplicar a vitamina C ou derivados

Como diferenciar a vitamina C de um derivado?


A vitamina C pura é um ativo que tem alguma dificuldade em penetrar profundamente na epiderme e por isso, é comum encontrar ela em forma de derivados.

Os derivados da vitamina C, não são tão sensibilizantes, acarretam menor risco de irritação, têm maior estabilidade e são mais facilmente tolerados pela grande maioria das peles.

Para conseguir perceber se o produto tem um derivado ou vitamina C pura é preciso analisar muito bem a lista de ingredientes.

Se nessa lista aparece somente "ácido L-ascórbico" ou "scobic acid" então esse produto possui vitamina C pura! Agora, se encontras ingredientes como: Ascorbyl palmitate, Magnesium Ascorbyl Phosphat, Ascorbyl glucoside, Tetrasubstudies lipophilies ascorbates, estes são derivados da vitamina C. Logo, o produto não tem vitamina C pura. Para ser puro tinha de ter apenas "ácido L-ascórbico".

Quando aplicar a vitamina C ou derivados?


Por norma, recomenda-se a aplicação da vitamina C ou derivados pela manhã. Isto, porque estudos comprovam que a vitamina C potencializa a proteção do filtro solar, evitando assim o envelhecimento precoce. Mas, também pode ser aplicada à noite.

Produtos com vitamina C pura


Produtos com vitamina C pura

Produtos derivados da vitamina C


Produtos derivados da vitamina C

E tu já usas produtos com vitamina C na tua rotina de cuidados com o rosto? Se sim, comenta aqui em baixo qual produto usas e se recomendas :)
Até ao próximo post!

0 comments