O que significa exatamente o termo "Cruelty-Free"?


Se te preocupas com o bem estar animal, de certeza que já te deparaste com termos como "produto livre de crueldade animal" ou "produtos cruelty-free". Estes termos são muito procurados por pessoas que aboliram da sua rotina de cuidados diários, produtos que estiveram envolvidos em testes com animais.

Mas o que significa exatamente o termo Cruelty-Free? 


Cruelty-free, significa em português "livre de crueldade". Este termo é utilizado apenas para produtos que não foram testados em animais. Uma marca cruelty-free, é uma marca que não submete de maneira nenhuma os seus produtos a testes animais, nem utiliza ingredientes testados em animais. Ou seja, em nenhum momento de fabricação, até ao produto final, recorre a testes animais para garantir a eficácia e segurança do produto.

Eles também procuram se certificar que nenhum fornecedor realizou testes animais e também não vendem em mercados em que os testes são exigidos por lei, como é o caso da China Continental.

Como saber se as marcas são verdadeiramente livre de crueldade animal?


Na industria da beleza há ainda muito secretismo e falta de abertura de grande parte das marcas para falarem abertamente sobre o assunto. Por isso, é importante que quando questionadas, respondam a todos estes pontos:

✓ Testam eles mesmo os seus produtos finais ou ingredientes, em animais?
✓ O seus fornecedores testam em animais?
✓ Pagam a terceiros para realizarem testes em animais?
✓ A marca testa em animais quando exigidos por lei?
✓ Os seus produtos são vendidos em lojas na China Continental?

Por norma, as marcas verdadeiramente cruelty-free, não têm qualquer problema em esclarecer todas estas questões. Já outras marcas, respondem muito sucintamente e por isso, não me dão qualquer garantias que sejam mesmo cruelty-free. Por este motivo, não as incluo na minha lista de marcas livres de crueldade animal.

Em que selos cruelty-free devemos mesmo confiar?


Como ainda não existe um selo oficinal definido por lei, que garanta que determinado produto não tenha mesmo sido testado em animais, existem 2 organizações conceituadas (PETA e Cruelty Free Internatinal) que ajudam os consumidores a perceberem quais são as marcas livres de crueldade.


Cada uma tem o seu próprio selo: o programa Beauty Without Bunnies da PETA e o programa Leaping Bunny da Cruelty Free International. Ambas as organizações tem os seus próprios requisitos para determinar se uma marca é ou não cruelty-free. Vamos ver quais são?

✓ Beauty Without Bunnies


Apesar de ser das organizações mais conhecidas, é a que tem critérios mais brandos para qualquer marca obter o seu selo.

Em que selos cruelty-free devemos mesmo confiar?
Segundo a marca:
"Para ser listada como sem testes em animais pelo programa Beauty Without Bunnies da PETA, uma empresa ou marca deve apresentar uma declaração de garantia legalmente vinculativa assinada pelo seu CEO, verificando que ela e os seus fornecedores de ingredientes não conduzem, comissionam, pagam, ou permitem quaisquer testes em animais para ingredientes, formulações ou produtos acabados, em qualquer lugar do mundo e não o fará no futuro.

As empresas que se inscrevem no programa, também devem enviar documentos detalhados que descrevam como as empresas testam seus produtos, onde são vendidos, que tipos de produtos oferecem e que tipos de ingredientes usam. Também exigimos, que todas as empresas tenham acordos em vigor com seus fornecedores, de que nenhum teste em animais seja feito, em qualquer estágio de qualquer um dos ingredientes ou matérias-primas que eles fornecem à empresa para seus produtos."


Já o programa Leaping Bunny da Cruelty Free International tem critérios bem mais rigorosos. Ou seja, dá-nos muito mais garantias de que todas as marcas com o seu selo, são totalmente cruelty-free.

selo leaping bunnycruelty free internatinal

Caso queiras saber ao pormenor, quais sãos os requisitos exigidos por esta organização para que as marcas consigam o seu selo, clica aqui.

Sobre o programa Leaping Bunny:
"O Programa Leaping Bunny, operado pela Coalition for Consumer Information on Cosmetics, é o padrão de ouro para a certificação de empresas que estão livres de testes em animais, em todos os estágios de desenvolvimento do produto. A certificação inclui a recolha de documentação de todos os fornecedores e / ou fabricantes para confirmar que todos os ingredientes, formulações e produtos acabados, não foram testados em animais. Além disso, todas as empresas devem-se comprometer anualmente, e estar abertas a auditorias independentes, para confirmar que ainda estão de acordo com o nosso padrão."


Uma marca que não tem estes selos, não é cruelty-free? 


Não é verdade. Há muitas marcas cruelty-free no mercado que não possuem estes selos nas suas embalagens. O motivo principal é este: para que possam utilizar estes selos oficiais, precisam de pagar uma licença e nem todas as marcas estão dispostas a pagar uma licença anual para usarem estes selos. Exemplos: Novex, Benamôr, Couto...

Cruelty-free é o mesmo que vegano?


Não. Cruelty-free é um termo usado no mundo dos cosméticos para produtos que não foram testados em animais. Contudo, podem conter ingredientes de origem animal (mel, lanolina, leite...)

Um produto vegano, não contem qualquer produto de origem animal e está associado a marcas que não testam em animais. Ou seja, não há envolvimento de nenhum tipo de exploração animal.

O que devo perguntar, quando contactar uma marca?


✓ Os vossos produtos finais ou ingredientes foram testados em animais?
✓ Os vossos fornecedores testam em animais?
✓ Contratam ou permitem que terceiros façam testes em animais?
✓ Os vossos produtos são vendidos em lojas na China Continental?
✓ Pertencem a uma empresa-mãe que testa em animais?

Se perceberes que a marca, não está a responder diretamente às tuas perguntas, mais vale optares por marcas que não têm qualquer problema em responder-te a cada uma destas questões. Por experiência própria, uma marca cruelty-free não tem nada a esconder e procura sempre sanar todas as tuas dúvidas.

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